quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Curso de Vela Oceânica








Curso de Iniciação à Vela Oceânica
“Velejar com segurança”







Contato: veleirobigrider@gmail.com
Tel: (21) 8187-9618
Luís Cardoso

OBS: Nenhum curso de navegação, seja ele a vela ou a motor lhe dará autorização para conduzir uma embarcação em águas Brasileiras, internas ou externas, sem que o condutor tenha efetuado provas pertinentes a uma das três categorias de navegação amadora, que são: Arrais, Mestre e Capitão Amador e conseguido obter o mínimo de aproveitamento necessário para cada uma das classes.
Veja o site: https://www.mar.mil.br/cprj/
____________________________________

Se você gosta de mar, de natureza, de sentir o vento no rosto, de ver o pôr do sol de ter a profunda sensação de liberdade e mais, se ainda é um apaixonado pelo nosso Rio de Janeiro, então venha aprender como ter tudo isso de uma só vez. Passe suas tardes de sábado aprendendo a velejar em um veleiro oceânico construído na Argentina pelo projetista e construtor naval Héctor Domato.


Aprenda a navegar à vela com confiança e total segurança. Nosso curso irá lhe ensinar técnicas usadas por velejadores mais experientes mas sempre tendo como objetivo principal o nosso lema: “velejar com segurança” e ainda, você irá potencializar suas capacidades de como e quando tomar certas decisões. Você verá que o treinamento bem feito associado a uma série de repetições lhe trará auto contrôle e confiança em situações críticas. Verá que muito do que ensinaremos poderá ser utilizado em sua vida pessoal e em sua vida profissional.


Se você nunca velejou pois sempre achou ser muito difícil e até muito caro, se já velejou em monotipos e agora quer aprender em um barco maior que possui respostas aos comandos de maneira diferenciada, este é um curso que lhe dará a oportunidade de, ao final, saber escolher o veleiro dos seus sonhos, de acordo com o seu perfil de usuário. Acredite, você pode ter seu barco dos sonhos. Você pode ser o comandante de sua própria embarcação. Levar sua família para passear e curtir a natureza de maneira limpa, sem barulhos e sem fumaça. E o que é melhor, se sentindo em total segurança. Tudo bem, você não quer ser o feliz proprietário de um veleiro de oceano mas gostaria de ser capaz de comandar um veleiro alugado por você para passar um final de semana com a família e ou amigos. Pronto, ao final de nosso curso, você estará pronto para se fazer ao mar.
Mas lembre-se: Somente a Marinha do Brasil pode lhe fornecer a habilitação necessária para a navegação. O nosso curso lhe ensina a velejar com segurança, a Marinha lhe habilita legalmente.


A embarcação:




Nosso barco é um clássico veleiro argentino, um Victory 34, construído de maneira robusta e possuidor de belas linhas. Acabou de passar por uma reforma (terminada em janeiro de 2010) que o deixou ainda mais seguro e bonito. É muito confortável, possuindo geleira, painel solar, bimini (toldo), bate-vela, enrolador de genoa e motorização a diesel. Rádio VHF e FM e ventiladores nas cabines. Todas as normas de segurança estão atendidas como fogos de sinalização na validade e coletes salva vidas homologados além de um kit completo de primeiros socorros e extintor de incêndio. Possui ainda um fácil acesso a água e ducha com água salgada no paineiro ou “cockpit”. O banheiro é hidráulico e fechado dando privacidade ao usuário, tendo ainda água pressurizada para ducha higiênica. Possui fogão de três bocas e forno. Temos ainda a bordo o “Magalhães” nosso piloto automático que certamente estará descansando no momento da aula. Contamos com 150 L de água dôce e um tanque de combustível de 60L.


Algumas prováveis perguntas:

Tenho que levar comida?
(R) Se quiser. Para os dias de aula teremos a bordo, biscoitos, bolo, refrigerantes e água pra os alunos. As bebidas estarão geladas. É interessante um café da manhã leve e não ingerir álcool antes da aula.


Qual roupa devo usar?
(R) Será necessário trazer a bordo um filtro solar, roupas leves e um tênis.


Será que eu vou enjoar?
(R) Pouco provável pois o curso será ministrado em águas abrigadas sem muita interferência das ondulações. Mas não ingerir álcool na véspera de se fazer ao mar é regra até para quem já está acostumado a navegar.


Onde será dado o curso?
(R) O Big Rider está no Jurujuba Iate Clube em Niterói. É de lá que partiremos para as aulas.


Qual o custo do curso?
(R) O valor do curso é de R$ 700,00.
Pagamento pode ser feito em duas vezes. Metade no primeiro dia de aula e outra metade com cheque para 30 dias.


Qual o tempo de duração do curso?
(R) O curso possui 20 h de duração divididas em 4 aulas. As aulas são dadas preferencialmente aos sábados, em total de 4 sábados. Assim o aluno não fica preso todo o final de semana. Podendo se programar normalmente para suas atividades sociais. As aulas iniciam às 11:00h e trerminam às 16:00hs.


Nosso curso possui a seguinte programação:

O aluno aprenderá a velejar se utilizando de fundamentos básicos mas imprescindíveis para qualquer navegação segura. As aulas teóricas serão dadas a bordo, com a embarcação atracada e em movimento. Além ds aulas de navegação o aluno terá oportunidade de ver cada parte crítica de um veleiro de oceano. Entenderá a funcionamento da "gaxeta" do eixo do motor, do vazo sanitário e bomba de porão. Saberá quais as  principais peças de reposição que devem estar a bordo.


Competências adquiridas pelo aluno ao final do curso:


1. Identificar corretamente as partes de um veleiro de oceano.
2. Envergar as velas corretamente e passar os cabos pelos moitões. (Preparo do barco para velejar).
3. Velejar com vento folgado.
4. Velejar na orça.
5. Algumas normas de segurança para evitar abalroamento no mar.
6. Saber a diferença entre orçar e arribar.
7. Regulagem correta das velas (como “marear” as velas).
8. Apresentar o barco a poita.
9. Apresentar o barco ao cais.
10. Conceitos básicos de aerodinâmica. Como um veleiro funciona.
11. Marinharia usual: saber dar perfeitamente os nós mais importantes.
12. Saber utilizar a catraca.
13. Saber quando utilizar o burro da retranca.
14. Saber cambar com perfeição.
15. Orientar-se por pontos fixos no horizonte.
16. Saber identificar se está em rota de colisão com outra embarcação.
17. Cambar passando a proa pelo vento.
18. Entender a diferença entre vento real e vento aparente.
19. Noções de utilização da carta náutica.
20. Noções de comunicação via rádio.
21. Tomada de rizes da vela mestra.
22. Utilização da vela de estai. (para veleiros com armação em Cutter)
23. Navegar a favor do vento em “asa de pombo”.
24. Saber usar um genneker (balão assimétrico) - dependente das condições do vento.
25. Manobra de homem ao mar - MOB.
26. Regulagem do trevller.
27. Manobra de capear.
28. Fundear corretamente.
29. Saber dar o “jibe” com segurança.


Calendário para o primeiro semestre de 2011:


Turma completa:
26 de fevereiro
19 de março
26 de março
02 de abril


Turma aberta: duas vagas apenas
09 de abril
16 de abril
23 de abril
30 de abril


"Mas se você está em dúvida se irá se adaptar a embarcação e prefere fazer um test-drive, oferecemos a oportunidade de um passeio de duas horas onde verá como é a vida a bordo de um veleiro de oceano e presenciará algumas manobras que irá aprender ao longo do curso. Ou seja, só não se fará ao mar se não quiser."
OBS: O custo para o test-drive será de R$ 150,00, pode trazer um acompanhante. Agora ficou melhor ainda!!!


Nos procure!


Luís Cardoso - Veleiro Big Rider

7 comentários:

Anônimo disse...

eu odoro ir ao barco do meu pai e muito legal,na ultima vez que fomos ao clube nos tomamos banho no cockpit e tudo foi muito bom!!!

E gente quando nos vamos para Paqueta a minha mae fez um cafe que todos adoraram!!

Em tao ta eu sou a fiha do luis eduardo e adoro muito ele!

Lucia disse...

Quem conhece o Luís sabe o quanto ele ama esportes e, principalmente os relacionados ao mas,seu interesse é tanto que ele não se contenta apenas em praticá-los, mas dedica-se a fazer cursos, assistir palestras e principalmente le e estuda muito para manter-se atualizado e aprender cada vez mais.

Sou a esposa do Luís, gostava apenas de passear no barco, mas ver o seu olhinho brilhando, cada vez que eu me interessava em parender algo, fez com que eu me tornasse sua aluna. Aprendo um pouquinho a cada velejada. Aprendi a amar mais o mar e, assistir ao pôr do sol a bordo do Big Rider é simplesmemte um espetáculo, imperdível e emocionante.

Nossos finais de semana são renovadores. Renovamos energia, nosso amor,e o mais importante, estamos sempre juntos,aprendendo, namorando e quando chega a hora de voltar, já voltamos planejando o próximo passeio.

Amo muito o meu comandante

Leila Moraes disse...

Meu irmão, quando decide fazer algo, faz com todas as forças de seu imenso coração. Seriedade, responsabilidade, comprometimento, competência, calma e paciência, são alguns dos adjetivos que sempre estão presentes naquilo que ele se propõe a fazer. Muito orgulho, por ele, tenho. Só posso desejar-lhe sucesso! Muito sucesso! Com amor, de sua irmã.

Marlene Lunardi disse...

Sou de São Paulo, achei a proposta excelente - conheço as Marinas do Litoral Norte e não encontrei uma proposta semelhante. Gostaria de saber como devo proceder para fazer o curso de Vela Oceânica no Big Rider e se há alguma sugestão ou disponibilidade de Hotel (ou pousada).

Também quero parabenizá-los pelo Blog pois é interessante, informativo e esteticamente atraente.

Anônimo disse...

Eu adoro velejar e já tive o privilégio de velejar o Big Rider com o Luís Cardoso. Tenho a certeza que quem fizer o curso irá se apaixonar pelo esporte e desfrutar de momentos maravilhosos. O Luís é daquelas pessoas boas de estar com e muito alegre e divertido. Não resta dúvida que após o curso você estará apto não só a velejar mas a amar e respeitar o oceano. Lembrem-se: Toda forma de vida vem do mar, não polua os oceanos. Bons Ventos, Fred Mai Nada!

Anônimo disse...

Vou contar para todos que vao ver o blog do Big:eu comecei a ficar com medo de ir veleger porque um dia fui velejar com meu pai meu to i meu primo ai quando o barco adernou entrou um pouco de agua no barco,mais agora fui velejar com meu pai minha mae e minha amiga e agora parei de ter medo denovo ja quero ir outro dia meu pai ja esta programando!!!


Assinado:Lara Orofino Cardoso.

Ricardo disse...

Olá, minha linda amiguinha Almiranta Lara, tudo bem? Nem imagina o quanto fico feliz em saber que vc está de volta ao mar. Em breve velejaremos juntos e com vc no comando... rsrsrs! Bjks carinhosas no seu coração!
Abraços pra todos e bons ventos!