segunda-feira, 12 de abril de 2010

Grandes personagens no Rio Boat Show 2010

Oi pessoal, ontem dei um pulo no Rio Boat Show que está acontecendo neste momento na Marina da Glória.
Eu estava no JIC, me preparando para ir para casa quando decidi ligar para o Luiz Sérgio e ele me disse que estava se direcionando ao salão. Tinha um convite para mim. Imprimi meus dados na náutica do clube e fui direto para lá.
Leio muito sobre TUDO que consigo referente a vela e principalmente referente a construção amadora no Brasil. Em relação a construção de barcos brasileiros nós temos uma referência que é o Sr. Roberto de Mesquita Barros o “Cabinho”. O Cabinho já escreveu vários livros sobre suas aventuras nos mares do mundo mas ele é muito mais conhecido pela sua simplicidade no trato e pelos seus exelentes projetos. A visão que o Cabinho tem de espaço é algo inacreditável. Os seus barcos são incrivelmente espaçosos, confortáveis e seguros. Não tem um velejador de cruzeiro no Brasil que não tenha sonhado em possuir um barco projetado por ele. Neste caso, facilita ter um estaleiro preparado e principalmente familiarizado com seus projetos. Isso é um problema...na verdade já foi. Existe uma pessoa no Rio que simplesmente faz o sonho tornar-se real...esta pessoa é o Sr. José Manoel Gonzales Fernandes, o Manolo. Ele é espanhol, veio para o Brasil ainda criança e trouxe com ele o DNA naval de que tanto precisamos. Seu estaleiro Sabadear é uma referência na construção de veleiros. Ele me revelou que com aproximadamente R$ 400.000,00 você pode possuir, em 4 ou 6 mêses, um veleiro incrível, um  Samoa 36 com TUDO que possa imaginar. Os Samoas são outra referência em termos de barcos seguros e confortáveis (desenhados por Cabinho). Ainda temos o Luiz Sergio, um detalhista e apaixonado velejador que com suas próprias mãos, parafuso a parafuso, construiu um robusto Samoa 35. Hoje é meu amigo e principal consultor. Pense em um problema que você possa ter com seu veleiro...pensou? Pois bem, ou o Luiz  já passou por este problema e já resolveu de maneira precisa, ou ele já pensou na solução e está só aguardando o problema surgir... Pois é, foi assim que ele me convenceu a adquirir um guincho de 1000W para o Big Rider. Já estamos antevendo aquela lestada que possa entrar no final de tarde nas cagarras... Sinceramente eu não estou mais aguentando levantar a âncora. Tenho sempre que ingerir uma cartela de Dorflex depois... E por último, eu conheci duas pessoas que só conhecia por leitura, o Hélio e sua esposa Mara do veleiro MaraCatu. Não direi nada a respeito deles, vejam o blog primoroso e tirem suas conclusões. Grandes pessoas! Saúde a todos.
PS: a foto que ilustra esta postagem foi feita de meu celular pela Elizabeth que deu um duro danado para que ficasse visível! Viva Beth!
Luís Cardoso

4 comentários:

Elisabete disse...

Luis
Adorei o tom colorido que deste a esta matéria, com uma leitura leve e prazeirosa. Obrigada pela menção à "fotógrafa" aqui. (será que tenho futuro?!?! rssssssssss...). Um grande abraço e até a próxima!

Bete

Luiz Sergio disse...

Oi Luis, reunir pessoas com interesses afins é muito bom. E muito melhor se esses interesses envolvem o mar e veleiros.
Essa foto tem valor histórico e deve ser guardada com muito carinho!
Estar ao lado de Cabinho, maior projetista de veleiros do Brasil, reconhecido internacionalmente, Mara & Hélio, cruzeiristas de fama nacional, e Manolo, um competente construtor e inovador na forma de se adquirir um veleiro, certamente é um prazer e uma honra para poucos!
Agradeço também as palavras elogiosas a mim dirigidas e aproveito a oportunidade para reafirmar a recíproca admiração por você, meu amigo velejador.
Luiz Sergio Fernandes

Hélio disse...

Luis,

Foi um prazer encontrar turma tão animada no RBShow. Te conhecer e reencontrar Cabinho, que não via há uma eternidade (Luiz e Manolo são arroz de festa).

Vira e mexe passo por aqui pra ver as novidades. Parabéns.

Realmente a foto de Elisabete ficou ótima, considerando o forte contra luz. Parabéns pra ela também.

Bons ventos sempre,

Luis Cardoso - Veleiro Big Rider disse...

Um grande abraço para você Hélio. O prazer é meu em tê-lo a bordo. Muito obrigado. Luís.